Pastorais → Pastoral do Empreendedor

O que é a Pastoral do Empreendedor?

 

É uma pastoral da Igreja, com uma missão específica: cuidar pastoralmente dos empreendedores. Como sabemos, os empreendedores frequentam as nossas missas e os nossos grupos, mas se encontram como ovelhas sem pastor, ou seja, sem um olhar direcionado e afetuoso. Falta-lhes, portanto, um espaço onde possam ser acolhidos e compreendidos, onde suas buscas e anseios sejam contemplados. Dessa forma, nasce a Pastoral do Empreendedor, para ser um lugar de acolhida e vivência da Palavra de Deus, com linguagem e dinâmica próprias do mundo do empreendedorismo. A Pastoral do Empreendedor é diferente de uma associação de empreendedores católicos ou algo parecido, ela está ligada diretamente à paróquia e à diocese, como todas as outras pastorais, onde o modelo é o Bom Pastor e o diretor espiritual é o pároco ou outro padre designado.

 

 

O que faz a Pastoral do Empreendedor?

 

Evangelização entre os empreendedores. Proclama-se a Boa Nova de Jesus Cristo, por meio de uma linguagem apropriada, extraindo dos textos sagrados luzes e exemplos que possam iluminar o dia a dia dos negócios. Sabemos que a Palavra de Deus é rica em fatos, orações, histórias, parábolas e instruções que bem interpretadas se tornam recursos de sabedoria para o empreendedor nos seus momentos de decisão. A Pastoral, também, fomenta no empreendedor a espiritualidade, ensinando-o a orar com os acontecimentos do cotidiano e ter uma postura de fé diante dos obstáculos. Para isso, realizam-se missas com homilias e orações direcionadas aos empreendedores, bem como retiros de finais de semana e reuniões semanais, com estudos da Palavra.

 

 

Como fazer para ter a Pastoral do Empreendedor na sua paróquia?

 

É muito simples. Basta reunir um grupo de empreendedores interessados e procurar o pároco, demonstrando o interesse de criar a Pastoral do Empreendedor. Depois da autorização do pároco, é hora de começar a se reunir, de preferência semanalmente. Os empreendedores são muito criativos e organizados por natureza. A Pastoral do Empreendedor deve ter essas características. Deve ser dinâmica, organizada, criativa, ter metas claras, planejamentos e o tempo otimizado. A Palavra de Deus precisa ser interpretada a partir das angustias e preocupações dos empreendedores. Dessa maneira, basta ter boa vontade, o coração aberto e deixar o Espírito Santo agir!

 

 

Saiba mais sobre a Pastoral do Empreendedor

 

 

1 – MISSÃO

Fomentar nas pessoas com perfil empreendedor, a confiança ilimitada em Deus e a ética cristã, tendo Jesus como referência de sucesso.

 

2 – VISÃO

Propagar a iniciativa da Pastoral do Empreendedor em todas as Paróquias e Dioceses, semeando a Boa Nova e a vivência do amor Cristão no universo dos negócios.

 

3 – VALORES

  • Gratidão à Deus, aos predecessores e a comunidade.
  • Fé.
  • Comunhão.
  • Humildade.
  • Gratuidade no servir.
  • Ética cristã.
  • Compaixão.
  • Respeito à dignidade humana.
  • Cuidado com o Empreendedor.

 

4 – OBJETIVO GERAL

Acolher, cuidar e evangelizar o empreendedor para vivificar o Reino de Deus.

 

5 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Fomentar a vivência da fé cristã católica na vida do empreendedor e em seus empreendimentos.
  • Proporcionar aos empreendedores um ambiente favorável e fecundo ao seu desenvolvimento espiritual.
  • Estimular a reflexão e partilha sobre a Palavra de Deus e a ética cristã.
  • Conscientizar os empreendedores de que empreendedorismo e cristianismo podem caminhar juntos.

 

Fonte: http://www.pastoraldoempreendedor.org.br/