Mensagem do Santo Padre aos participantes no Festival dos Jovens

3 de agosto de 2021 Notícias
jovens

Caro!

O Festival da Juventude é uma semana intensa de oração e encontro com Jesus Cristo, especialmente na sua Palavra viva, na Eucaristia, na adoração e no sacramento da Reconciliação. Este acontecimento – diz a experiência de tantos – tem a força para nos colocar no caminho do Senhor. E este é precisamente o primeiro passo que o «jovem rico» de quem nos falam os Evangelhos sinópticos (cf. Mt 19,16-22; Mc 10,17-22; Lc 18,18-23), que assumiu o assim, ao contrário, correu ao encontro do Senhor, cheio de entusiasmo e desejo de encontrar o Mestre para herdar a vida eterna, ou seja, a felicidade. A palavra norteadora do Festival deste ano é justamente a pergunta que aquele jovem dirigiu a Jesus: “O que devo fazer para herdar a vida eterna?”. É uma palavra que nos coloca diante do Senhor; e fixa o seu olhar em nós, ama-nos e convida-nos: «Vinde! Me siga!” (Mt 19:21).

O Evangelho não nos diz o nome daquele jovem, e isso sugere que ele pode representar cada um de nós. Além de possuir muitos bens, ele se mostra bem educado e educado, e também animado por uma inquietação sadia que o leva a buscar a verdadeira felicidade, a vida em plenitude. Portanto, ele se propõe a encontrar um guia autorizado, confiável e confiável. Ele encontra essa autoridade na pessoa de Jesus Cristo e é por isso que lhe pergunta: “Bom Mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna?” (Mc 10,17). Mas o jovem pensa em um bem a ser conquistado pela própria força. O Senhor responde com outra pergunta: “Por que você me chama de bom? Ninguém é bom, só Deus ”(v. 18). Assim, Jesus o dirige a Deus, que é o único e supremo Bem de quem todos os outros bens vêm.

Para ajudá-lo a ter acesso à fonte do bem e da verdadeira felicidade, Jesus mostra-lhe o primeiro passo a dar, ou seja, aprender a fazer o bem aos outros: “Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos” (Mt 19,17 ) Jesus o traz de volta à vida terrena e mostra-lhe o caminho para herdar a vida eterna, ou seja, o amor concreto ao próximo. Mas o jovem responde que sempre fez isso e percebeu que seguir os preceitos não basta para ser feliz. Então Jesus fixa nele um olhar cheio de amor. Na verdade, ele reconhece o desejo de plenitude que o jovem carrega no coração e a inquietação sadia que o coloca em busca; por isso ela sente ternura e afeto por ele.

No entanto, Jesus também entende qual é o ponto fraco de seu interlocutor: ele está muito apegado aos tantos bens materiais que possui. Por isso o Senhor propõe um segundo passo a ser dado, o de passar da lógica do “mérito” para a do dom: “Se você quer ser perfeito, vá, venda o que você tem, dê aos pobres e você terá um tesouro no céu ”(Mt 19,21). Jesus muda a perspectiva: convida-o a não pensar em garantir a vida após a morte, mas a dar tudo na vida terrena, imitando assim o Senhor. É o chamado para um maior amadurecimento, para passar dos preceitos observados para obter recompensas para o amor livre e total. Jesus pede a ele para deixar o que pesa no coração e atrapalha o amor. O que Jesus propõe não é tanto um homem privado de tudo, mas um homem livre e rico de relacionamentos. Se o coração está cheio de bens, o Senhor e o próximo tornam-se apenas coisas entre outras. Ter muito e muito sufocará nosso coração e nos tornará infelizes e incapazes de amar.

Por fim, Jesus propõe uma terceira etapa, a da imitação: “Venha! Me siga!”. “O seguimento de Cristo não é uma imitação exterior, porque toca o homem na sua interioridade profunda. Ser discípulos de Jesus significa conformar-se a ele »(João Paulo II, Carta Encíclica Veritatis Splendor, 21). Em troca, receberemos uma vida rica e feliz, cheia do rosto de tantos irmãos e irmãs, e de pais e mães e filhos … (cf. Mt 19,29). Seguir a Cristo não é perda, mas ganho incalculável, enquanto a renúncia diz respeito ao obstáculo que impede o caminho. Aquele jovem rico, porém, tem o coração dividido entre dois senhores: Deus e o dinheiro. O medo de arriscar e perder os seus bens o deixa triste ao voltar para casa: “Ele escureceu o rosto e foi embora entristecido” (Mc 10,22). Não hesitou em fazer a pergunta decisiva, mas não teve coragem de aceitar a resposta, que é a proposta de “desatar-se” e das riquezas para “ligar-se” a Cristo, de caminhar com Ele e descobrir a verdadeira felicidade. .

Amigos, Jesus diz também a cada um de vocês: «Vinde! Me siga!”. Tende a coragem de viver a vossa juventude, entregando-vos ao Senhor e pondo-vos a caminho com Ele. Deixai-vos conquistar pelo seu olhar de amor que nos liberta da sedução dos ídolos, das falsas riquezas que prometem a vida mas procuram a morte. Não tenha medo de acolher a Palavra de Cristo e de aceitar seu chamado. Não desanime como o jovem rico do Evangelho; antes, fixai o vosso olhar em Maria, grande modelo da imitação de Cristo, e confiai-vos nela que, com o seu «aqui estou», respondeu sem reservas ao apelo do Senhor. A sua vida é uma entrega total, desde o momento da Anunciação ao Calvário, onde se tornou nossa Mãe. Contamos com Maria para encontrar a força e receber a graça que nos permite dizer o nosso “aqui estou” ao Senhor. Olhemos para Maria para aprender a levar Cristo ao mundo, como o fez quando, cheia de atenção e alegria, correu para ajudar Santa Isabel. Contamos com Maria para transformar nossa vida em um dom para os outros. Com seu interesse pelas esposas de Caná, ela nos ensina a estar atentos aos outros. Com a sua vida ela nos mostra que na vontade de Deus está a nossa alegria e acolhê-la e viver não é fácil, mas nos faz felizes. Sim, «a alegria do Evangelho enche o coração e toda a vida de quem encontra Jesus. Quem se deixa salvar por ele é libertado do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. A alegria sempre nasce e renasce com Jesus Cristo ”(Exortação apostólica Evangelii gaudium, 1).

Caríssimos jovens, no vosso caminho com o Senhor Jesus, animado também por este Festival, confio todos vós à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, nossa Mãe celeste, invocando a luz e a força do Espírito Santo. O olhar de Deus, que te ama pessoalmente, te acompanhe todos os dias, para que, na relação com os outros, possas ser testemunhas da nova vida que recebeste como dom. Por isso eu oro e abençoo você, e também peço que ore por mim.

Roma, San Giovanni in Laterano, 29 de junho de 2021

FRANCISCO

Texto original em Italiano. Traduzido pelo Google Translate